Corridas

Meia Maratona De Fortaleza

Imagem

Antes de qualquer coisa, para não ouvir nenhuma piadinha, preciso dizer que neste dia  as nuvens decidiram desaparecer e o sol resolveu mostrar sua capacidade máxima … potência total!!  O calor vinha forte sobre o corpo e parecia ser rebatido pelo  asfalto – desce&sobe . Na minha concepção, parecia que eu estava tentando correr em pleno meio dia!!  Aiii…exagerei né?rsrs

Mas tava sério mesmo rsrs.

Eu ia correr 10KM, mas passei mal aos 5Km. Estava COMPLETAMENTE sem forças para prosseguir. Aqui ficou ainda mais óbvio aquilo que eu já havia lido N vezes: a semana anterior a sua prova precisa ser bem dormida, é necessário também estar bem hidratada e alimentada.

Fiz TUDO errado, gente! Madruguei alguns dias pelo excesso de trabalho, não consegui repor o sono, não me hidratei bem e ainda comi uma comidinha não recomendável na noite anterior, o que me obrigou a  fazer algumas visitas ao banheiro rs. Um desastre! O resultado foi uma vista embaçada, suor frio e um “quase puft” no chão.

Decidi parar respeitando meus limites e evitar uma vergonha ainda maior rs. Pelo menos havia garantido a medalha dos 5Km. Já era alguma coisa rsrs.

Imagem

 Depois de me hidratar e me alimentar, permanecemos no Marina Park Hotel para  fazer uma festa na chegada dos amigos SUPER MEGA ULTRA campeões que correram 21Km naquele sol escaldante. Pra mim é como se eles tivessem corrido a maratona do Saara ou do deserto de Atacama. Dizem os profissionais que “quem corre 21Km no sol do Ceará, corre qualquer meia maratona do Brasil”.  Não duvido naum hein?

Nem vou descrever o percurso, pois o grupo dos 21Km vai dividir  a experiência deles aqui e, provavelmente, vai explicar direitinho os grandes obstáculos dessa corrida, que além do sol, tinha inúmeras ladeiras.

Então gente, não cometam os mesmos erros. Não é por que vc evoluiu e melhorou o condicionamento que vc vai conseguir correr sem os cuidados necessários. As horinhas de sono, muita água e carboidratos antes da corrida são FUNDAMENTAIS!

155645_567141129987066_5424933_n

Anúncios
Categorias: Corridas, Uncategorized | 2 Comentários

Corrida de Maranguape

CIMG0094

Pra fechar o calendário de corridas do ano de 2012,  testamos a nossa resistência no semi-árido de Maranguape. Foram 7,5Km com um calor intenso, muitas subidas, terra batida vermelha e asfalto.

O clima seco, sem muita umidade, fazia nosso esforço ser dobrado. Se não fosse a ajuda de algumas nuvens, o sol teria derretido o sertão nesse dia rsrs. O calor era  grande e os pontos de água pareciam mananciais no deserto . Cada pequena subida me fazia querer desistir, mas graças a esse grupo de amigos queridos, fomos até o fim.  Ou melhor, sobrevivemos rsrs.

Cópia de CIMG0086

Foi uma corrida exaustiva. Tenho certeza que se não tivesse tido um excelente café da manhã, não teria tido forças para concluir a prova. E aqui vai uma confissão…como a corrida atrasou, comi quase meio pacote de biscoito Bono antes da largada. Totalmente fora das “regras” de pré-corrida, mas foi o que me salvou (energizou).

Volto a repetir, correr não é apenas calças um tênis e sair por aí. É preciso aumentar a resistência, fortalecer os músculos, variar os treinos, cuidar da alimentação e ter descanso.

maranguape

Em corridas desse porte percebemos o quanto necessitamos de uma orientação profissional nos treinos. Eu, por exemplo,  não tinha o costume de treinar em subidas , o que me prejudicou bastante. Também não tinha assiduidade nos treinos ou na academia. Não que eu tenha a intenção de virar uma atleta profissional, mas quero correr bem, com disposição, sem afetar minha saúde e com prazer(não sacrifício). Por isso hoje mudei radicalmente minha maneira de encarar as corridas, o que irei compartilhar com vocês mais adiante.

CIMG0124

Categorias: Corridas, Uncategorized | 4 Comentários

Corrida O Povo – 8Km

Imagem

Essa foi minha primeira corrida noturna. Completei a prova com 00:58:36, morreeeendo rsrs.

Pode parecer muito tempo pra você, mas aqui a minha maior preocupação ainda era completar a prova sem caminhar e não aperfeiçoar meu tempo, afinal, ainda era muito difícil correr 8Km.

Achei que seria bem mais fácil completar por não haver interferência do sol e por ter muita reserva de carboidratos ingeridos durante o dia, o que me garantiria energia suficiente para todo o percurso. Mas não é bem assim…

Aqui ficou bem claro que eu precisaria de um treinamento mais regular e uma planilha para que eu pudesse desenvolver meus treinos. Além disso, meu joelho reclama muito ao passar pelos 5Km e percebi que era importante intensificar os exercícios de fortalecimento do joelho.

Concluí que aquele ditado que diz que “quem corre 5km, corre 10km”, pode até ser verdadeiro, mas com exaustão e dor. Para que a corrida traga benefícios com prazer, precisamos de metas, objetivos, disciplina e cuidados.

Aqui nascia minha enorme vontade de participar de uma assessoria esportiva.

Imagem

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Corrida do Batom

Minha primeira corrida de mulherzinha!

Tudo tão Pink, tão lindo!

6Km de puro glamour  e muito charme rsrs.

Imagem

Dizem que as mulheres se vestem para as outras mulheres. Não que isso seja absolutamente uma regra, mas que nos preocupamos com detalhes que só outras mulheres percebem, isso é fato.

Unhas rosas, assessórios coloridos, viseiras, toalhinhas de punho e todos os pormenores que vc puder imaginar, faziam parte do look das mulheres naquele dia.

Imagem

Achei maravilhoso ter uma corrida em nossa homenagem e a companhia dessas mulheres incríveis fez toda a diferença.  Aproveito pra deixar para todas as heroínas  um poema que traduz um pouco do que somos:

Imagem

“Nada mais contraditório do que ser mulher…
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas num único olhar.

Que cobra de si a perfeição e vive
arrumando desculpas para os erros,
daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá à luz
e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gera.

Que dá as asas, ensina a voar, mas que não quer ver partir
os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda
que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

Que como numa mágica transforma
em luz e sorriso as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte para dar os ombros
pra quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia souber,
entender a Alma da Mulher!”

(Lucinete Vieira)

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Caprius Cross

O que é isso Brasil??!!!

Imagem

A Caprius Cross não tem definição. É uma corrida, mas também é uma caminhada. Nessa não temos o orgulho de dizer que não andamos sequer um minuto. Ao contrário, essa corrida nos leva a exaustão e nos vence pelo cansaço…literalmente.

Imagem

Ela tem um pouco de asfalto, mas a maior parte do percurso é integrado com natureza, passando por trilhas de areia e capim, vegetação rasteira e fechada, dunas e plantações.

Imagem

Logo no início encaramos uma duna monstruosa onde tínhamos que subir “de quatro”… sem exagero algum.  Depois da segunda duna percebi que seria um graaande desperdício perder o visual incrível que surgia a nossa frente e decidi relaxar.

Imagem

Como eu não tinha qualquer resistência para correr na areia, aproveitei pra me divertir e registrar imagens de momentos inesquecíveis. Quando aparecia uma terrinha batida eu corria um pouco, mas aí eu já não estava mais preocupada com o tempo ou outra coisa. Foi uma corrida-caminhada fantástica.

Imagem

A companhia da Mayara e da Cleide foram fundamentais para a diversão. Rimos e brincamos muito ao longo dos 7Km mais difíceis da história da humanidade rsrs.

Vale a pena ter essa corrida no seu currículo! Fique de olho, pois são 3 Caprius Cross por ano.

😉

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Meus primeiros 8Km – Corrida Unimed

Imagem

Êêê terrinha linda!!!

Tem preço acordar cedinho e se deparar com uma vista dessa?

Adoro chegar cedo no local da largada e ver  aquele espaço, pouco a pouco, ser modificado pela presença das pessoas. Esse dia foi assim…o tom prateado do amanhecer vinha com uma certa solitude de um ambiente com poucas pessoas. Mas logo foi tomado pela força do sol, com um azul anil no céu e com as cores vibrantes  dos competidores.

Imagem

Essa corrida foi um grande desafio para mim. Eu havia parado de treinar e não estava muito motivada por conta de uma perda familiar, mas como sempre, Deus , através da nossa mente, tem um poder incrível de nos ajudar a superar qualquer obstáculo.

Me parecia impossível correr 8Km (o que eu nunca havia feito) sem treino há 1mes.  Mas foi dedicando essa corrida a quem fez parte da minha história, e ainda faz, que tive a força e a perseverança de cumprir a corrida sem caminhar.

A satisfação na chegada era impressionante!  Em momentos assim, em que você tem um motivo mais especial ou uma  dificuldade aparente, a sensação de vitória, superação e força são capazes de perdurar por dias.

Na linha de chegada somos todos, de certa forma, heróis de nós mesmos.

Imagem

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Corrida Iguatemi

Imagem

Essa corrida é quase um marco nessa minha pequena caminhada pelo esporte. Foram os meus primeiros 6Km contínuos, mas ela foi marcante não por esse motivo. Foi aqui que conheci uma turminha SUUUUUPER incrível que desde então tem sido fundamental para que eu continuasse determinada e firme em meus propósitos.

Esse grupo de chama “Correndo Para Cristo”. Somos, pois eu já me incluo nele atualmente, um grupo que cristãos que decidiu mudar radicalmente os hábitos e adotar uma vida mais saudável. Paralelamente,  os idealizadores desse grupo decidiram que seria uma ótima ideia unir a sua primeira grande paixão – Deus – à segunda paixão – as corridas.

Imagem

Quando Deus faz uma transformação muito grande em nossas vidas, naturalmente nos tornamos gratos  e constrangidos por tanto amor e graça recebidos desse Paizinho lindo. Daí, sentimos que o mínimo que poderíamos fazer é comunicar aos outros o quanto tudo pode vir a ser diferente se deixarmos Deus fazer parte da nossa história. Não que não haja problemas em nossas vidas, mas a forma de enfrentá-los passa a ser completamente nova.

E assim, esse grupo de pessoas incríveis se encontram semanalmente para treinar, estimulando uns aos outros, trocando ideias e incentivos, mas, principalmente, levando amor e alegria por onde passa.

Orgulhosamente faço parte desse time!

Temos pessoas de diversas profissões e, volta e meia, um deles estará aqui postando alguma matéria sobre o assunto que eles mais dominam. Tenho certeza que  eles vão enriquecer esse blog com dicas excelentes!

🙂

Imagem

Categorias: Correndo pra Cristo, Corridas | Deixe um comentário

Corrida Beach Park – 2012

Impossível não gostar dessa corrida!

Imagem

Areia, grama e asfalto.  Praia, coqueiros  e Parque Aquático. Beleza e mais beleza, é o que encontramos como cenário dessa corrida.

O percurso envolve o contorno do Parque Aquático e também passa por dentro dele. Não considero uma corrida onde possamos “dar o melhor”, pois o parque tem partes molhadas e escorregadias. Além disso, dá uma vontadezinha de diminuir a velocidade e contemplar a estrutura rica e chamativa do parque, bem como a arte de Deus no seu contorno . Adorei!

Imagem

O único “pecado” que percebi foi que em determinados locais da corrida havia um “congestionamento” de corredores, o que nos obrigava a diminuir o ritmo e, lamentavelmente, perder  alguns minutos.

Imagem

Essa foi a Terceira Corrida Beach Park e acredito que, ao longo do tempo, a tendência é melhorar cada vez mais.

Super indico essa corrida e não esqueça a máquina. Você vai ter vontade de clicar a cada momento.

🙂

Imagem

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Segunda Corrida!!

Imagem

Depois da primeira corrida desejei correr todos os circuitos que aparecessem aqui rsrs. Essa foi minha segunda experiência. Não fiquei mais tão ansiosa e já acreditava que faria os 5km tranquilamente.

O intervalo da primeira corrida para essa foi de uma semana…semana que não tive treino. Ou seja, corri muito mais leve simplesmente por que sabia que tinha capacidade de fazê-lo. Por isso repito….o psicológico interfere muuuito no nosso desempenho.

O percurso foi muito bom, pois atravessava a nossa reserva ecológica –Cocó. O cenário praticamente nos fazia agradecer a Deus pela força de levantar tão cedo em pleno  fim de semana. Foi gratificante, sem contar que essa corrida teve um papel social,  um movimento contra o fumo. Ouvimos testemunhos lindos de pessoas que conseguiram se desfazer do cigarro e adotar uma vida mais saudável.

🙂

Imagem

Imagem

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Minha Primeira Corrida – Corrida Das Dunas 2012

Imagem

Aiiiiiiiii como é maravilhoso o dia da primeira corrida!!

A expectativa era tão grande, que dormi super mal. Acordava o tempo inteiro para saber se já era hora de levantar rs. Parecia criança na véspera de um grande passeio rs. A  minha primeira corrida foi assim, cheia de ansiedade até chegar no local de prova.

Chegando lá fiquei ENCANTADA!!! O ambiente era belíssimo!! A pista era muito alta e podíamos ver o mar, sentir a brisa fria do início da manhã acompanhada de um cenário perfeito e com pessoas lindas. Parecia que eu estava em outro lugar, em outra tribo rsrs.

Imagem

Imagem

Adorei o calor das pessoas, a forma como dividiam experiências, as dicas generosamente oferecidas e aquela vibe incrível da largada.

Não sei se a largada foi tão fantástica quanto me lembro, ou se  eram meus olhos que se apaixonavam por esse universo. Pessoas de todas as idades sorriam e faziam algo que parecia ser um costume pessoal. Uns davam gritos de guerra, outros batiam foto dos seus celulares, outros pareciam concentrados, outros marcavam o início de tempo no relógio, outros aumentavam o som da sua playlist….e acho que apenas uma coisa era unânime entre todos…a alegria e o coração palpitando.

Não tem como…atualmente estou indo para a minha 15ª corrida e TODAS elas nos oferece um frisson gostoso, que gera um sorriso irresistível. É TUDO DE BOM, minha gente!!!

Bem, voltando, essa corrida tinha 5km com  3 ou 4 ladeiras…não lembro bem. Fui determinada a correr nada menos que 3km, afinal, era tudo que eu acreditava conseguir correr na esteira. Entretanto, graças a uma amiga querida (Anne-minha eterna gratidão) que me deu ânimo e ficou do meu lado, sem me deixar andar, consegui o inacreditável!!! Corri 5km com ladeira e tudo mais.  Foi daí que me veio a confirmação do que já haviam me dito….nosso psicológico pode nos levar muito além.

É sempre muito bom correr ao lado de alguém que já tenha alguma experiência e mais resistência. Se essa pessoa for gentil, te apoiará e fará com que vc vença essa etapa inicial, quando ainda não acreditamos muito em nós mesmos.

Depois dessa, saí de lá com a certeza que 5km era meu teto mínimo e que eu seguiria rumo aos 10km!!!  Posso dizer que foi na minha primeira corrida oficial que passei a  amar verdadeiramente o esporte.

Imagem

Categorias: Corridas | Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.