Trabalhando o CORE!

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Hoje nosso treino incluiu exercícios de core! Depois de correr alguns quilômetros, tínhamos que nos apressar em fazer abdominais e exercícios de equilíbrio. Depois, mais corrida e mais treino de core. Adorei esse revezamento da Move Assessoria!

Para quem não sabe, core é o grupo de músculos que compõem o abdômen. Exercitá-lo ajuda a fortalecer também a coluna e previne lesões.  Além disso, ajuda a manter a postura.

Mas vamos entender exatamente o que é o core e os benefícios de treiná-lo. Nas minhas pesquisas gostei muito dessa matéria da revista saúde, que tem propriedade para falar sobre o assunto, então, lá vai:

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“O treinamento funcional de core trata-se de uma seleção de exercícios focados em desenvolver e fortificar os 29 músculos que se estendem da porção logo abaixo do peito até a base da cintura. O core — termo inglês que significa centro ou miolo — é dividido, na verdade, em dois grupos: do primeiro fazem parte os músculos mais profundos, os locais, cuja função é manter a estabilidade da coluna lombar. O segundo é composto dos músculos globais, que ficam mais na superfície e são responsáveis pela flexibilidade da região — aqui entram inclusive os gomos da barriga tanquinho.

“Na área abdominal se convergem os movimentos de todo o corpo”, explica o educador físico Mauro Guiselini, professor das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. “O treinamento funcional visa justamente acionar esse conjunto de músculos, o que é importante para garantir uma boa postura e uma coluna saudável.”

O conceito do treinamento funcional é trabalhar todo santo músculo da região de forma integrada. Com o core bem treinado e condicionado, o corpo inteiro fica mais coordenado e isso culmina em um menor risco de lesões, principalmente na coluna.


Os exercícios centrados nesse panteão de músculos corrigem pequenas desproporções entre eles — algo que dá as caras em todas as pessoas. O resultado dessa reparação é extremamente útil às nossas costas. Os treinos funcionais previnem e atenuam dores ali, que, na maioria das vezes, são decorrentes do desequilíbrio entre as forças musculares do tronco e da região pélvica. É essa falta de harmonia que promove um círculo vicioso de má postura e dor.

Há uma gama de exercícios dirigidos ao core. “Muita gente pensa que os treinos são feitos apenas com o corpo deitado, mas as atividades também devem ser realizadas em pé, já que é nessa posição que permanecemos boa parte do dia”, esclarece Menache. A intensidade e a dificuldade variam de acordo com o estágio em que a pessoa se encontra. Os iniciantes começam, de fato, com movimentos sobre uma base imóvel, como o chão. Entre os exercícios indicados nesse período estão o agachamento e as rotações de tronco”.

http://saude.abril.com.br/edicoes/0337/corpo/por-que-trabalhar-o-core-628491.shtml?pag=1

Bom saber, né minha gente?! Tudo que pudermos fazer para fortalecer o corpo e evitar lesões, vale a pena!

🙂

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Categorias: Uncategorized | 1 Comentário

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Uma opinião sobre “Trabalhando o CORE!

  1. muito bom, importantissimo trabalhar o core

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